SEBASTIÃO SALGADO E LASZLO MOHOLY-NAGY
Sob a perspectiva da imagem em preto e branco, meu grupo analisou 4 imagens dos fotógrafos Sebastião Salgado e László Moholy-Nagy. Neste post irei mostrar a análise que fizemos com relação a cada profissional e as comparações entre seus trabalhos.
László Moholy-Nagy:
O fotografo trabalha com imagens onde o foco principal esta nas diferenças de iluminação e sombra. Suas fotos são inspiradas no modernismo e na tecnologia. Nas duas imagens, a iluminação está posicionada em um ângulo parecido, com o foco luminoso na parte traseira do objeto fotografado, que ganha destaque pelo enquadramento utilizado. Os dois possuem vidro na composição, apresentando em diferentes pontos uma penumbra pela passagem de luz por esse meio. As formas, como as curvas em espiral do primeiro objeto e o corrimão da escada curvado, assim como a profundidade e planos presentes, como os andares da construção da segunda foto, são evidenciados pela fotografia de László. É possível reconhecer os reflexos dos raios luminosos nos vidros. As fotos não possuem cores demarcadas, sendo elas em sépia e preto e branco.
Sebastião Salgado:
• O destaque dado por László é apenas no objeto fotografado enquanto Sebastião compõe a imagem com vários elementos;
• Uma das imagens de Sebastião possui os feixes de luz bem marcados e nas de László são mais dispersos;
• A diferença dos planos na imagem com o animal, de Sebastião, é bem definida, dando a sensação de continuidade na imagem, mas as imagens de László apresentam poucas camadas de planos.
Ainda que usando algumas técnicas parecidas, cada fotógrafo deixa marcado o seu olhar e seu estilo na imagem.
Comentários
Postar um comentário